Embora a taxa de letalidade seja baixa, o carcinoma de células basais e o carcinoma de células escamosas, categorizados como cânceres de pele não melanoma, apresentam uma incidência significativamente elevada.
O câncer de pele não melanoma pode se referir a qualquer câncer que se forme nas células basais, escamosas ou de Merkel da pele. O melanoma é um câncer que se desenvolve nos melanócitos da pele. Vamos analisar mais de perto esses tipos de câncer de pele e como eles se diferem um do outro.
Câncer de pele não melanoma
Existem vários tipos de câncer de pele não melanoma, mas os principais são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o carcinoma de células de Merkel.
Carcinoma basocelular
O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer, com mais de quatro milhões de casos diagnosticados nos Estados Unidos a cada ano. Esse câncer se forma nas células basais – um dos três tipos de células que compõem a camada superior da pele. O carcinoma basocelular pode variar consideravelmente em aparência, mas pode se parecer com:
- Uma protuberância cerosa
- Uma mancha branca ou rosa
- Uma ferida aberta
- Uma cicatriz
- Um crescimento elevado com bordas enroladas
- Um crescimento que forma crostas, causa coceira, exsudação ou sangramento
Carcinoma espinocelular
O carcinoma espinocelular se desenvolve nas células escamosas planas próximas à superfície da pele. Ao contrário do carcinoma basocelular, que geralmente se forma em áreas expostas ao sol, o carcinoma espinocelular também pode se desenvolver ao redor dos genitais e em outras áreas do corpo que não estão expostas à luz solar. Pode se apresentar como:
- Uma mancha vermelha com descamação
- Uma mancha de pele resistente e espessada
- Uma verruga
- Um crescimento elevado com uma depressão
O carcinoma espinocelular é comum e geralmente tratável, mas é importante procurar cuidados médicos imediatamente se você notar qualquer anormalidade na sua pele. Esse tipo de câncer de pele pode se espalhar e se tornar muito grave se o tratamento for atrasado.
Carcinoma de células de Merkel
O carcinoma de células de Merkel é um câncer raro e agressivo. Formando-se nas células de Merkel, que estão profundamente na camada superior da pele, esse tipo de câncer frequentemente aparece como um nódulo brilhante rosa, vermelho ou azulado que cresce rapidamente.
O carcinoma de células de Merkel é grave, mas com detecção precoce, muitos casos podem ser tratados com sucesso. Certifique-se de consultar um médico o mais rápido possível se você notar um nódulo incomum na sua pele.
Câncer de pele melanoma
O melanoma é um câncer relativamente comum de pele que começa nos melanócitos, que são as células produtoras de pigmento localizadas na camada superior da pele. Danos causados pela exposição à luz ultravioleta (UV) do sol e camas de bronzeamento podem desencadear alterações cancerígenas nessas células, mas o melanoma também pode se desenvolver em áreas do corpo que não estão expostas ao sol. Certifique-se de consultar um dermatologista se notar sinais de alerta de melanoma, que podem incluir um sinal que:
- Tem formato, tamanho ou cor diferentes de outros sinais em seu corpo.
- Possui várias tonalidades de marrom, preto ou marrom claro.
- Possui uma borda irregular – não é um círculo perfeito.
- Muda gradualmente de cor ou forma.