HOME |
TRATAMENTOS

Câncer de Útero

DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO

Câncer de Útero

O câncer de útero, também conhecido como câncer de endométrio, é um tipo de câncer que afeta o tecido do revestimento interno do útero, chamado endométrio. É mais comum em mulheres após a menopausa, embora possa ocorrer em qualquer idade. Aqui estão alguns fatores de risco para o câncer de útero:

  • Idade: mulheres com mais de 50 anos têm um risco maior de desenvolver câncer de útero.
  • Obesidade: mulheres obesas têm um risco maior de desenvolver câncer de útero devido ao aumento dos níveis de estrogênio no corpo.
  • Histórico familiar: mulheres com parentes de primeiro grau que tiveram câncer de útero têm um risco maior de desenvolver a doença.
  • Terapia hormonal: mulheres que usam terapia hormonal para a menopausa têm um risco aumentado de desenvolver câncer de útero.
  • Diabetes: mulheres com diabetes tipo 2 têm um risco aumentado de desenvolver câncer de útero.
  • Síndrome do ovário policístico: mulheres com essa condição têm um risco aumentado de desenvolver câncer de útero.
 

O diagnóstico do câncer de útero é feito por meio de uma biópsia do tecido do endométrio, que pode ser feito em consultórios médicos que dispõe de salas de procedimento com sedação ou ambientes hospitalares. A biópsia pode ser feito por histeroscopia (colocar uma câmera dentro do útero e biopsiar) ou através de curetagem (raspagem às cegas do interior do útero). Se o diagnóstico for confirmado, a extensão da doença será avaliada para determinar o estágio da doença.

O tratamento do câncer de útero geralmente envolve cirurgia para remover o útero e os ovários (esse último a depender da idade e da concordância da paciente), juntamente com quaisquer outros tecidos que possam estar afetados. A radioterapia e a quimioterapia podem ser usadas para destruir as células cancerígenas restantes e prevenir a recorrência da doença.

A prevenção do câncer de útero pode ser feita através de algumas medidas:

  • Manter um peso saudável e fazer exercícios regulares para reduzir o risco de obesidade.
  • Fazer exames ginecológicos regulares e procurar ajuda médica principalmente se houver sangramento vaginal anormal pós-menopausa ou alteração do ciclo menstrual com manutenção do sangramento em períodos que não costuma ocorrer.
  • Reduzir o uso de terapia hormonal para a menopausa, a menos que absolutamente necessário.
  • Manter uma dieta saudável e equilibrada, com frutas e vegetais ricos em antioxidantes.
  • Controlar a diabetes e outras condições médicas que possam aumentar o risco de câncer de útero. 


É importante lembrar que o câncer de útero pode ser tratado com sucesso se diagnosticado precocemente. Mulheres que apresentam fatores de risco para a doença devem fazer exames regulares e procurar ajuda médica imediatamente se tiverem algum sintoma ou preocupação. O tratamento do câncer de útero pode ser difícil e estressante, mas com o apoio da família, amigos e profissionais de saúde, muitas mulheres conseguem atingir a tão sonhada cura.

O que é sarcoma?

Sarcoma é um grupo raro de tumores malignos que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Os sarcomas são um grupo de tumores malignos que

Leia mais »