Terapias avançadas representam um passo à frente na prevenção, tratamento e acompanhamento do câncer.
Se há alguns anos as possibilidades para tratar o câncer se resumiam apenas à quimioterapia e à radioterapia, técnicas que destroem células cancerígenas mas também danificam células saudáveis, estão cada vez mais sendo substituídas por opções com menor toxicidade e mais focadas em características específicas de cada paciente, hoje, avanços promissores no tratamento do câncer estão transformando vidas. Confira.
Terapias Personalizadas
Os testes genéticos presentes hoje no mercado permitem identificar mutações específicas de cada paciente e prescrever, dentre um crescente número de alternativas terapêuticas, as medicações e os tratamentos mais adequados para cada caso.
Identificando com precisão os diferentes tipos de câncer e tratando-os com as novas tecnologias é possível combater o câncer com mais eficácia e, ao mesmo tempo, reduzir a toxicidade do tratamento ao mínimo necessário. Esses avanços resultam em melhores prognósticos para os pacientes, aumento de períodos de remissão e sobrevida, mais qualidade de vida, e redução da necessidade de outros tratamentos.
Como funciona a análise genômica
“A primeira análise é chamada de germinativa, e é feita no DNA da própria pessoa. O objetivo é definir características dos indivíduos, detectar uma possível sensibilidade maior de determinados genes a mutações cancerígenas e também marcadores genéticos, por exemplo. Já a chamada somática é uma análise genômica do tumor, feita para avaliar o comportamento biológico das células dele e entender, entre outros fatores, qual é a chance dele se espalhar.” explica o médico José Cláudio Casali da Rocha, chefe de oncogenética do A.C.Camargo Câncer Center, para uma matéria no G1.
Tratamentos que potencializam as defesas do corpo
O tratamento é realizado com substâncias desenvolvidas para identificar e atacar características específicas das células cancerosas, bloqueando o crescimento do tumor e permitindo que o organismo recupere as condições para derrotá-lo.
Os testes têm mostrado resultados positivos para cânceres como o de mama, de ovário, de pulmão, de cabeça e pescoço, de bexiga, melanoma, entre outros.
As aplicações terapêuticas estão apenas começando e é um grande avanço no tratamento do câncer. É gratificante ver que a ciência está dando passos importantes para assumir o controle de nossos genomas e eu quero fazer parte desses avanços e cada vez mais levar qualidade de vida para meus pacientes.
Curtiu esse conteúdo sobre os avanços promissores no tratamento do câncer? Então compartilhe com quem pode estar precisando e confira mais informações no Instagram ou em nosso blog!